Quem sou eu

Minha foto
Volta Redonda, RJ, Brazil
O MELHOR TIME DE FUTEBOL DO BRASIL (CONTATO: cavalomarron@hotmail.com)

sábado, 21 de junho de 2014

VANDER É HOMENAGEADO EM VOLTA REDONDA PELA PROXIMIDADE, NESTE ANO DE 2014, DE SUA MILÉSIMA PARTIDA PELO ELETRÔNICA ESPORTE CLUBE.

Senhores Atletas, Amigos e Torcedores do ELETRÔNICA ESPORTE CLUBE:

Uma parceria que já dura mais de 31 anos. Assim podemos destacar o comprometimento entre o Eletrônica Esporte Clube e a Neto Esportes de Volta Redonda, conhecida loja de material esportivo do Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Uma narrativa histórica merece ser aqui contada.

O Eletrônica E.C. nasceu da vontade de vários alunos do Curso Técnico de Eletrônica, do Colégio Volta Redonda, que ficava no bairro Aterrado. Hoje lá está uma outra instituição de ensino.

Naquela quadra de 1982, a turma, basicamente do sexo masculino, era composta por vários boleiros e que já jogavam em agremiações pela cidade. Deu-se a idéia de uma partida amistosa naquele ano, que acabou terminando empatada por 1 x 1. A idéia deu certo e enraizou.

Nosso grupo, por não ter uniforme, conseguiu um surrado jogo de camisas na cor Amarela e detalhas em Verde, semelhante à camisa do Brasil Tri-Campeão no México. Tais camisas eram oriundas do extinto time do Eldorado Esporte Clube do bairro Retiro. Foi VANDER que conseguiu estas camisas. Os calções e meias cada um levava o seu. E era um colorido só. Aliás, estas camisas, já eram utilizadas em partidas de Futebol de Salão (hoje futsal).

Com a animação e sucesso desta única partida no ano de 1982, no mês de novembro (dia 28), a galera durante 1983 se empolgou e várias outras partidas foram marcadas. A fominhagem era tanta que chegamos a jogar, oficialmente, três partidas em um único fim de semana. Para tanto, havíamos conseguido um outro jogo de camisas, do mesmo time, e ainda mais surrado. Ajudou e muito. 

Precisávamos de um uniforme completo e somente nosso.

Na década de 80 o cartão de crédito era praticamente inexistente. Talão de cheques coisa rara. Então, houve a proposta de uma “vaquinha” entre os alunos. Mas o preço de um uniforme completo era bem caro. Então, como existia em 1983 uma loja da Neto Esportes no bairro Retiro, VANDER foi lá conversar com, naquela época, o Gerente Ricardo Sesto. Como o pai de VANDER era Vereador (exerceu tal cargo de 1976 a 1988) em Volta Redonda, Sebastião Francisco Rodrigues, o popular PARENTE, um assíduo incentivador do esporte amador de nossa cidade, promovendo a divulgação da prática esportiva entre pessoas de poucas posses, em especial, a garotada que ele ajudava a tirar das ruas, adquiria muitos uniformes em tal loja. Assim, VANDER conseguiu um “financiamento” que foi mais um crédito pessoal de seu amado e saudoso Pai. Naqueles anos, a palavra de um homem ainda tinha muito valor. E o uniforme foi vendido ao Eletrônica E.C. em 3 parcelas. E todas foram honradas pelos alunos daquela turma. O uniforme novinho tinha as camisas brancas e os calções e meias na cor vermelha. Sua estréia deu-se em 19/06/1983 com uma vitória por 3 x 2, jogo que ocorreu no extinto campo do Transporte, no bairro Aero Clube. Era o jogo de número 20 da história do clube.

A parceria não se restringia apenas em compras. Por diversas vezes a Neto Esporte patrocinou eventos do Eletrônica Esporte Clube, por exemplo, o seu primeiro festival esportivo no mesmo ano de 1983.
E, depois disso, muitas e muitas compras foram realizadas. A parceria mantém-se viva até hoje. A marca registrada da Neto Esportes é sempre o desconto generoso para seus fiéis parceiros. O nosso caso.

E, neste mês, quando VANDER, provavelmente, efetivava as últimas compras da linda história de nosso clube, foi surpreendido, dentro da loja Neto Esportes, com uma homenagem, onde lhe fora entregue uma bela taça que simbolizava o seu amor pelo Eletrônica Esporte Clube, pois em breve, ele estará chegando a sua memorável partida de número MIL (1.000) pelo time que ajudou a criar.

As fotos seguintes contam um pouco desta história, que somente chegou onde está, graças as centenas e centenas de grande atletas que passaram pelo Eletrônica Esporte Clube e honraram as suas variadas cores.

A homenagem, em nome de VANDER, é extensiva a todos aqueles, que de alguma forma, levaram o nome do Eletrônica Esporte Clube a ser um dos maiores e melhores times de futebol amador do BRASIL.

Sem a loja Neto Esportes, o Eletrônica E.C. até poderia ter existido. Mas, sem dúvida alguma, seria muito, muito mais difícil.

O Agradecimento de todos com o carinho e respeito sempre demonstrado por aqueles profissionais durante esta parceria de mais de 30 anos.

O milésimo jogo do Eletrônica E.C. ocorreu em 02/09/2012.

O milésimo de VANDER, pelo Eletrônica E.C., correrá em 2014. Assim esperamos. Daqui a duas (02) partidas.

Abraços e até lá.

VANDER


VANDER exibindo a bela taça que recebera por seus quase mil (1.000) jogos pelo Eletrônica E.C..
O belo troféu em pose isolada.
A conquista de VANDER é extensiva para todos os atletas do Eletrônica E.C. e já está perpetuado no espaço dos troféus do time.
A formação primitiva dos alunos do Curso Técnico em Eletrônica que antecedeu a criação do nosso time e o famoso uniforme usado por um tempo.
Em pé: Edilso, Preá, Zé Carlos, Carlos Augusto e Carlos Henrique.
Agachados: Ulisses, o craque VANDER e Gilson Leitão.
A primeira foto oficial e nítida do nosso time. Aqui no extinto campo do Hospital Stª Margarida no ano de 1983 usando o segundo jogo de camisas.
Em pé: Reinaldo Tucano, Funerária, Vitório, Zé Geraldo, Bastião e Zé Reinaldo.
Agachados: o craque VANDER, Carlão Telerj, Hilton Bicudo, Gilson Leitão e Carlos Henrique.
Camisa usada por VANDER no jogo número 1 do Eletrônica Esporte Clube no ano de 1982. Guardada com muito carinho.
A estreia do primeiro uniforme completo do Eletrônica E.C. no ano de 1983 adquirido na loja da Neto Esportes no bairro do Retiro.
Em pé: Zé Reinaldo, Carlão Telerj, Israel, Cacá, Gilson Leitão e Pingo.
Agachados: Pelinha, Carlos Augusto, o craque VANDER, Diriu e Carlos Bozó.
VANDER ainda guarda a camisa histórica do Eletrônica E.C.. A primeira comprada com recursos da união do grupo.
Tudo começou no Curso Técnico de Eletrônica do Colégio Volta Redonda. O convite de formatura no ano de 1983 concretizou o sonho que começara alguns anos antes. O curso deu uma safra de ótimos atletas.
A prova da parceria entre o Eletrônica E.C. e a Neto Esportes com patrocínio no ano de 1983 para o nosso primeiro festival esportivo.
A comprovação dos anos de parceira. Sacolas de compras e mais compras. O grande beneficiário é o nosso atleta. Ele sim, é o grande homenageado. Parabéns a todos.

3 comentários:

  1. Homenagem mais do que justa! Sem o Vander Maria Cuica, o Eletrônica não seria o que é hoje!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Franguinho.

    Tu é um grande parceiro no Eletrônica E.C.

    Obrigado.

    VANDER

    ResponderExcluir
  3. É muito gratificante ver um time tão entrosado e qye vem há algum tempo,se mantendo firme e em frente,indeoendente de crise.Parabens ais craques de ontem e hoje,uma homenagem também ao Sr.Sebastiao Francisco Parente!

    ResponderExcluir